A Osteopatia Infantil ou Pediátrica é uma área específica da Osteopatia que tem como principal objetivo corrigir as alterações musculo-esqueléticas identificadas nos recém-nascidos, crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

A atuação da osteopatia na pediatria é realizada por meio de mobilizações suaves e especificas que promovem o equilíbrio dos vários tecidos corporais libertando as tensões entre eles o que permite um desenvolvimento harmonioso e um crescimento equilibrado.

A Osteopatia Infantil atribui grande importância ao momento do parto. Este é um momento difícil e stressante no qual o bebé é sujeito a grandes pressões, podendo ainda ser necessárias ajudas instrumentais (fórceps, ventosa) criando mais pontos de tensão.

Partos prolongados, partos que terminam em cesariana, a cesariana programada, na qual a mãe nunca desenvolve contrações, todas estas situações são passiveis de criar tensões/alterações musculo-esqueléticas que o osteopata pediátrico está preparado para identificar e corrigir precocemente, impedindo que a instalação dessas alterações prejudiquem um crescimento harmonioso (p ex: um torcicolo não corrigido no bebé pode ser a causa de uma escoliose num adolescente)

Algumas das alterações frequentes nas quais o Osteopata Infantil pode intervir são:

. Bolsar frequente – refluxo gastro-esofágico
. Cólicas, Obstipação
. Dificuldades na amamentação
. Otites de repetição
. Obstrução do canal lacrimal
. Torcicolos congénito, miogenico
. Alterações do crânio- plagiocefalia, braquicefalia…
. Alterações assimétricas crânio e face
. Desiquilibrio das curvas da coluna
. Alterações de alinhamento dos membros inferiores- valgismos, varismos, assimetria das pregas das coxas.
. Infeções respiratórias
. Lesões do plexo braquial

A Osteopatia Infantil foca-se assim na prevenção e tratamento em diversas condições clínicas que afetam a idade pediátrica . Tem como principio fundamental que o corpo é um sistema integrado com possibilidade de auto-cura, assim se a estrutura corporal estiver equilibrada as diferentes funções estarão normalizadas e este estado de equilíbrio diminui a predisposição para o aparecimento de patologia.

Conheça a nossa osteopata infantil aqui.