Relatório de actividades e contas do ano de 2020
1. Introdução
2. Relatório das actividades de 2020
2.1 Organização
2.2 Prestação de Serviços e Cuidados Médicos
2.3 Associados
2.4 Espaços
2.5 Planeamento Estratégico e Certificação
2.6 Avaliação de Satisfação
2.6.1 Dos Associados
2.6.2 Das Colaboradoras / Funcionárias
2.6.3 Dos Fornecedores Externos (Encomendas)
2.6.4 Dos Fornecedores Externos (Clínicos)
2.6.5 Dos Parceiros
2.7 Modelo de Gestão
2.7.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
2.8 Formação
2.9 Representação Social
2.10 Imagem e Comunicação
3. Contas
4. Parecer do Conselho Fiscal
1. Introdução
A Associação de Socorros Mútuos Montepio de Nossa Senhora da Nazaré, doravante designada por Montepio ou Associação, teve em 2020 que
enfrentar a crise sanitária e social provocada pelo surgimento da pandemia Covid-19 e seus efeitos que afectaram de maneira imprevista toda a sociedade portuguesa.
Apesar dessa inesperada situação o Montepio, de maneira responsável, conseguiu, mesmo nos períodos mais críticos e durante o confinamento (entre Março e Junho) manter, com resiliência, as suas “portas abertas” e continuou a assegurar a prestação dos seus serviços à comunidade e aos associados.
Tal ficou a dever-se à disponibilidade possível dos clínicos e técnicos de saúde que colaboram com a Associação e ao profissionalismo e dedicação das suas colaboradora com recurso ao teletrabalho e à alternância de presença física nas instalações.
Recordamos que o Montepio é membro da APM – RedeMut/Associação Portuguesa de Mutualidades na qual deseja manter-se possibilitando
assim aos associados o benefício das vantagens inerentes, como as consultas médicas durante os fins-de-semana, feriados e noites, e a
possibilidade de usufruir dos serviços e cuidados das outras associações membro.
Neste ano de 2020 a Administração continuou a dar resposta às necessidades dos que utilizam os serviços prestados pelo Montepio no
sentido de lhes dar o máximo de apoio e segurança face aos cuidados sanitários exigidos pela pandemia.
Importa assinalar a realização de dois novos protocolos de colaboração com as entidades “Villa Mentha” em Maio e com a “Climefísio” em
Setembro.
Num ano particularmente difícil e atípico com sobrecarga de despesas em material de protecção individual, salientamos o apoio das Uniões das Juntas de Freguesias da cidade com uma doação de 1150,00 euros e também o facto de termos contado com a generosidade do associado Sr.
André Vassalo na oferta de álcool gel para suporte das necessidades.
2. Relatório das actividades de 2020
O Montepio continuou a sua acção de consolidação do projecto mutualista estabelecido estatutariamente e a Administração prosseguiu
essa linha de cumprimento dos objectivos definidos no “Programa de Acção” para o ano de 2020.
Existiu uma preocupação constante por parte do Conselho de Administração quanto à promoção da Associação no seio da comunidade e nesse sentido continuou a proceder aos contactos e relações institucionais que visem melhorar essa inserção e o seu reconhecimento a nível social e viu, na situação emergente, uma “janela de oportunidade” para esse efeito.
2.1 Organização
A Associação manteve a estrutura organizativa interna existente em 2019 sendo de assinalar a chamada para desempenho de funções efectivas da Vogal suplente Fátima Diegues em face do pedido de demissão, por razões da sua vida pessoal, da Vice-Presidente Joana Rosa.
É justo aqui reconhecer e registar uma palavra de agradecimento à Joana Rosa, pela sua entrega à causa do mutualismo e pelo dinamismo
que deu à gestão do Montepio durante vários anos.
O Conselho de Administração tomou a decisão de aceitar a realização de um estágio não remunerado, no período de férias e durante um mês,
através de protocolo com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que aqui colocou uma pessoa conhecedora das actividades da Instituição, devido a colaborações já antes realizadas.
2.2 Prestação de Serviços e Cuidados Médicos
Em 2020 o Montepio manteve a oferta das especialidades médicas aos associados tendo havido reforço da “Psicologia Clínica” (Dra Maria João Duque) e apesar da ausência forçada de um clínico de “Medicina Geral” por motivos de saúde.
O quadro seguinte mostra a evolução do número de Consultas nos últimos 3 anos com registo de quebra significativa nas de Enfermagem.
ANO | Consultas | ||
Médicas | Enfermagem | Total | |
2018 | 5236 | 342 | 5578 |
2019 | 5302 | 233 | 5535 |
2020 | 5250 | 82 | 5332 |
Em relação a 2019 verificou-se uma redução de 203 actos no número total de consultas ficando em 2020 distribuídas conforme quadro abaixo.
Especialidades | Total |
Clínica Geral | 963 |
Dermatologia | 108 |
Enfermagem | 82 |
Gastroenterologia (Dr. Vaz Teixeira) | 99 |
Gastroenterologia (Dr. Pedro Figueiredo) | 347 |
Exames SNS | 1364 |
Ginecologia | 348 |
Medicina Dentária | 309 |
Neurologia | 121 |
Neuropsicologia | 12 |
Nutrição | 14 |
Oftalmologia | 76 |
Ortopedia | 40 |
Osteopatia | 16 |
Otorrino | 232 |
Pediatria | 7 |
Psicologia Educacional | 17 |
Psiquiatria | 25 |
Receitas | 733 |
Reumatologia | 92 |
Terapia da Fala | 236 |
Urologia | 64 |
TOTAL | 5332 |
Numa apreciação mais “fina” podemos observar como mais significativo que as especialidades em que houve um aumento de consultas foram: Neurologia (+49), Neuropsicologia (+8), Psiquiatria (+10), Medicina Dentária (+117), Otorrino (+43) e Terapia da Fala (+95) e que as especialidades com descida de consultas foram: Enfermagem (-151) e Exames SNS (-299).
2.3 Associados
No final de 2020 o número de associados era de 1403 mais 74 do que em Dezembro de 2019 e superior ao objectivo que a Administração estabelecera como meta de o aumentar em 50 unidades.
Tal facto pode ter resultado não só de uma maior divulgação da Associação como de uma maior procura dos serviços do Montepio, em face do défice de resposta por parte do SNS, sob influência da pandemia.
Apesar deste aspecto positivo é preciso continuar a “sensibilizar” para adesão ao mutualismo novos aderentes nomeadamente na área da juventude para que a viabilidade do Montepio se reforce.
2.4 Espaços
Neste âmbito procedeu-se à mudança, isto no segundo piso, da sala do Conselho de Administração para a antiga Secretaria, por ser mais
espaçosa para as reuniões presenciais, passando a anterior sala do CA a ser utilizada pela coordenação administrativa.
2.5 Planeamento Estratégico e Certificação
No sentido de cumprir os objectivos estratégicos de manter os serviços do Montepio com Certificação e Qualidade e após a Auditoria Externa realizada a 14 de Janeiro, procedeu-se à revisão do Planeamento Estratégico 2020-2022 e decidiu o Conselho de Administração em 2 de Junho, renovar a “certificação” por mais um ciclo de 3 anos.
Foram relevantes para se atingirem os objectivos propostos para 2020 as seguintes acções:
– Auditoria Interna, em 17.07.2020;
– Acompanhamento â execução do Plano Estratégico, em 11.11.2020;
– Auditoria Externa de Re-Certificação, em 27.11.2020.
2.6 Avaliação de Satisfação
Em 2020 foram realizados inquéritos de avaliação de satisfação que tiveram por destinatários os nossos associados (apenas para os que possuem email), as nossas colaboradoras/funcionárias, os fornecedores externos (encomendas) e os prestadores de serviços (clínicos).
Os resultados obtidos foram de avaliação globalmente positiva em cada um dos sub-conjuntos avaliados conforme segue:
2.6.1 Dos Associados
Devido à pandemia do Covid-19 os questionários não foram realizados em papel na Associação mas foi preparado um questionário on-line e enviado a todos os associados com email num total de 159.
Foram recepcionadas 34 respostas e a partir das mesmas foi elaborado um relatório sendo de 95,25% a percentagem de satisfação relativa ao somatório dos graus de Bom e Muito Bom.
2.6.2 Das Colaboradoras/Funcionárias
Preenchimento do questionário de satisfação aos trabalhadores e do relatório elaborado constatou-se que 75,00% do grau de satisfação resulta do somatório de Bom e Muito Bom.
2.6.3 Dos Fornecedores Externos (Encomendas)
Após análise dos gráficos conclui-se que quanto aos serviços de manutenção e técnicos de assistência a avaliação foi sempre na escala do Muito Bom.
No que concerne aos prestadores de serviços dos fornecedores (na aquisição e entrega de material) dos vinte e dois avaliados observa-se que
sete deles obtiveram avaliação de Bom e um de Suficiente.
2.6.4 Dos Fornecedores Externos (Clínicos)
Após análise dos gráficos conclui-se que todos os prestadores de serviços avaliados até esta data se obteve a classificação de Muito Bom. A especialidade com pontuação mais baixa é a de Urologia, prestada pelo Dr. João Dias, com 185.29 pontos.
2.6.5 Dos Parceiros
Não houve no ano 2020 avaliação aos parceiros.
2.7 Modelo de Gestão
A gestão do Montepio tem como pilar base a preocupação em melhorar o grau de satisfação dos utentes em geral e dos associados em particular.
Este desiderato implica que o Conselho de Administração promova a frequência de acções de formação aos colaboradores de acordo com a lei
e também com as necessidades da Associação (ver ponto 2.8 – Formação).
2.7.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
A APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades, reuniu com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT em 13/01/2020 para tratar deste assunto e registou a disponibilidade manifestada pela ARSLVT em cooperar com o Sector da Economia Social.
Reconheceu a necessidade de melhorar a regulamentação legal e a existência de alguma ineficiência na questão da falta de regulamentação da Portaria n.o 427/2009, comprometendo-se a reanalisar este dossier, especialmente o caso concreto da nossa Associação Montepio Nossa Senhora da Nazaré.
Apesar de infrutíferas as diligências até ao momento realizadas e que temos dado a conhecer aos associados, com bastante detalhe no relatório de actividades de 2019, continuaremos a lutar visando a obtenção da concessão de tal autorização para que os nossos colaboradores clínicos possam receitar exames auxiliares de diagnóstico no âmbito do SNS.
2.8 Formação
Em 2020 as colaboradoras frequentaram as seguintes acções de formação:
– Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática (7h) – Todas;
– Férias, faltas, descansos, licenças, horas extra, rotatividade e banco de horas (7h) – Uma;
– Lideranças em Serviço – Secretariado e Gestão Administrativa (Nível I – Secretariado Administrativo) (3h) – Uma;
– Lideranças em Serviço – Secretariado e Gestão Administrativa (Nível II – Secretariado de Direcção) (3h) – Três.
Dizer ainda que uma colaboradora teve uma formação (46h) que focou os seguintes temas:
– Movimento Associativo Popular;
– Angariação de fundos;
– Negociação e Financiamentos;
– Gestão de Recursos Humanos e Materiais;
– Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos;
– Regulamento Geral de Protecção de Dados.
2.9 Representação Social
Com vista a aumentar o nível de conhecimento da Associação no seio da comunidade e no sentido da angariação de novos associados a Administração esteve atenta à realização de eventos.
O ano de 2020 foi muito restritivo neste aspecto por razões óbvias contudo a Associação fez-se representar nas Assembleias Gerais da APM
– RedMut, ocorridas em Janeiro e em Dezembro, esta última por vídeo-conferência.
O Conselho de Administração fez-se representar na inauguração da exposição “A Salgadeira” no Convento do Carmo, ocorrida em Janeiro, e foi recebido pelas Uniões das Juntas de Freguesias da cidade numa reunião de apresentação da Associação e sua actividade, onde teve oportunidade de agradecer os apoios e oferecer os seus serviços.
2.10 Imagem e Comunicação
Neste âmbito foram feitas diversas publicações na nossa página do Facebook, onde se pode encontrar toda a informação sobre o Montepio e a sua acção e no Instagram, assim como no site da Associação, sobre dias comemorativos, normas e regras de segurança sobre a Covid-19, para benefício e uso generalizado de associados e outros utentes.
Além destas publicações nos suportes digitais do Montepio, de salientar os anúncios obrigatórios das Assembleias Gerais dos meses de Março e Dezembro, feitas na comunicação social local.
3. Contas
O resultado da exploração, antes das depreciações, no ano de 2020 foi de 4.642,75 €, ou seja, menos 49,11 % que o correspondente valor de 2019.
Considerado o valor das Depreciações/Amortizações de (16.109,47 €) e de Juros e Gastos suportados de (17,09 €) verificou-se um Resultado Líquido do Período de (11.483,81 €) o que corresponde a um aumento de 82,41% em relação ao valor de 2019.
Estes resultados, que se podem confirmar a partir do Anexo 1 deste relatório, mostram que em 2020, embora tenha havido um aumento das Receitas em vendas e serviços prestados, foram afectados por ligeira redução no rácio daquelas face aos Custos, em fornecimentos e serviços externos e de pessoal, em relação ao verificado em 2019.
O Conselho de Administração propõe que o Resultado Líquido do Exercício de 2020, no montante de (11.483,81 €), seja anulado por transferência de igual valor do Fundo de Reserva Geral.
4. Parecer do Conselho Fiscal
Tal como é estabelecido nos Estatutos da Associação, inclui-se o “Parecer do Conselho Fiscal”, que se junta como Anexo 2, o qual é parte integrante deste Relatório de Actividades e Contas de 2020.