A osteopatia é uma terapia e medicina complementar que surgiu no século passado pela mão de Andrew Taylor Still, homem que apresentou ao mundo os princípios desta terapêutica natural nos Estados Unidos da América.
A osteopatia é um método de avaliação e terapia, que utiliza métodos e sabedorias próprias, e que visa restaurar a função das estruturas e sistemas corporais. A osteopatia age através da intervenção manual sobre os tecidos do corpo humano, ou seja, nas suas articulações, músculos, ligamentos, tecido nervos, etc.
A osteopatia trata todas as idades… mas é mais eficaz quando a intervenção é mais precoce, sempre servindo como medicina complementar.
Trata:
as comuns dores de costas,
dores nas articulações,
ciáticas,
lombalgias,
dorsalgias,
cervicalgias,
escolioses,
hérnias discais,
torcicolos,
entre outros.
A osteopatia trata tudo o que tem a ver com a coluna, torcicolos, escolioses (curvatura nas costas), mas também entorses, dores nos joelhos, dores na ancas, tendinites… entre outras patologias.
Um dos princípios fundamentais da osteopatia é que as dores podem estar localizadas num ponto diferente da origem do problema. Uma dor no joelho pode estar relacionada com uma dor a meio das costas, ou uma dor na anca pode estar relacionada com uma dor no joelho.
A osteopatia trabalha fundamentalmente com as mãos, com técnicas não invasivas, massagens, correcção da coluna, “meter” as articulações no sítio, e nalguns casos é possível o uso específico de eletro-acunpunctura ou metodologias similares.
A osteopatia é uma medicina complementar, que não substitui a medicina convencional, mas que trabalha de forma perfeita e de mãos dadas com a medicina tradicional.
Conheça o nosso osteopata aqui.