Relatório de actividades e contas do ano de 2022
1. Introdução
2. Relatório das atividades de 2022
2.1 Organização
2.2 Prestação de Serviços e Cuidados Médicos
2.3 Associados
2.4 Espaços
2.5 Planeamento Estratégico e Certificação
2.6 Avaliação de Satisfação
2.6.1 Das Colaboradoras
2.6.2 Dos Fornecedores Externos (Encomendas)
2.6.3 Dos Fornecedores Externos (Clínicos)
2.7 Modelo de Gestão
2.7.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
2.8 Plano de Formação
2.9 Representação Social
2.10 Imagem e Comunicação
3. Contas
4. Parecer do Conselho Fiscal
1. Introdução
No ano de 2022, o Montepio continuou a sofrer os efeitos da pandemia Covid-19. Apesar disso manteve o seu funcionamento regular e o atendimento regular aos utentes e associados.
O Montepio manteve a sua relação de membro da APM-RedeMut Associação Portuguesa de Mutualidades, possibilitando aos seus associados e utentes o benefício das suas vantagens, como as consultas médicas durante os fins-de-semana, feriados e noites, e a possibilidade de usufruir dos serviços e cuidados das outras associações membro.
2. Relatório das Atividades de 2022
O Montepio continuou a sua acção de consolidação do projecto mutualista estabelecido estatutariamente e a Administração prosseguiu essa linha de cumprimento dos objectivos definidos no “Programa de Acção” para o ano de 2022.
Existiu uma preocupação constante por parte do Conselho de Administração quanto à promoção da Associação no seio da comunidade e nesse sentido continuou a proceder a contactos com outras instituições.
2.1. Organização
Como previsto nos estatutos, em dezembro de 2022 realizaram-se eleições dos corpos sociais para o triénio 2023-2025 tendo sido eleita a lista proposta a única lista concorrente que foi proposta pela Conselho de Administração.
2.2. Prestação de Serviços e Cuidados Médicos
Em 2022 o Montepio manteve a oferta das especialidades médicas aos associados.
O quadro seguinte mostra a evolução do número de Consultas nos últimos 4 anos com registo de quebra significativa nas de Enfermagem.
ANO | Consultas | ||
Médicas | Enfermagem | Total | |
2019 | 5302 | 233 | 5535 |
2020 | 5250 | 82 | 5332 |
2021 | 6125 | 83 | 6208 |
2022 | 6169 | 68 | 6237 |
Em relação a 2021 verificou-se um ligeiro aumento de consultas e atos médicos de 6208 para 6237, que se distribuem conforme quadro abaixo.
Especialidades | 2021 | 2022 |
Acupuntura | 4 | 23 (575%) |
Clínica Geral | 1013 | 1132 (11.75%) |
Dermatologia | 179 | 136 |
Enfermagem | 83 | 68 |
Gastro (Vaz Teixeira) | 113 | 91 |
Gastro (Pedro Fig.) Ex. Privados | 438 | 485 (10.73%) |
Exames SNS | 1641 | 1642 |
Ginecologia | 306 | 327 |
Medicina Dentária | 326 | 458 (40.49)% |
Neurologia | 140 | 117 |
Neuropsicologia | 17 | 5 |
Nutrição | 11 | 12 |
Oftalmologia | 79 | 82 |
Ortopedia | 47 | 47 |
Osteopatia | 17 | 48 (282%) |
Otorrino | 294 | 275 |
Pediatria | 37 | 29 |
Psicologia Educacional | 13 | 25 (92.3%) |
Psiquiatria | 45 | 41 |
Receitas | 864 | 511 |
Reumatologia | 106 | 107 |
Terapia da Fala | 366 | 513 (40.16%) |
Urologia | 69 | 63 |
TOTAL | 6208 | 6237 |
Em relação às consultas e exames médico o quadro acima mostra que houve um ligeiro aumento destacando-se o caso de acupuntura, clínica geral, exames de gastro a particular, medicina dentária, osteopatia, psicologia educacional e terapia da fala.
2.3. Associados
Até ao final de 2022 inscreveram-se 109 novos associados. Este número é superior ao objectivo que o Conselho de Administração tinha estabelecido como meta (aumentar em 20 associados).
Apesar disso houve 44 desistências de associados durante o ano 2022.
Deve-se promover a angariação de novos associados e de associados mais jovens.
2.4. Espaços
Relativamente aos espaços do Montepio houve a intervenção de melhorias no edifício, a nível de pintura. Esta melhoria registou o valor de 21.000€, integralmente pago aguardando-se uma resposta CMTN em relação ao pedido de apoio a este investimento.
Foram realizadas também modificações a nível da iluminação dos halls do rés do chão do 1º piso, ao qual foram colocadas luzes led.
2.5. Planeamento Estratégico e Certificação
No sentido de cumprir os objectivos estratégicos de manter os serviços do Montepio com Certificação e Qualidade procedeu-se à revisão desse Planeamento no sentido de atingir os objetivos propostos nas seguintes ações:
– Auditoria Interna, em 23.09.2022;
– Acompanhamento â execução do Plano Estratégico, em 05.09.2022;
– Auditoria Externa de Certificação, em 18.11.2022.
Os resultados destas auditorias não registaram não conformidades e apontaram algumas propostas de melhoria que estão a ser implementadas.
2.6 Avaliação de Satisfação
Em 2022 foram realizados inquéritos de avaliação de satisfação que tiveram por destinatários as nossas colaboradoras, os fornecedores externos (encomendas) e os prestadores de serviços (clínicos).
Os resultados obtidos foram de avaliação globalmente positiva em cada um dos subconjuntos avaliados conforme segue:
2.6.1 Das Colaboradoras
Preenchimento do questionário de satisfação aos trabalhadores e do relatório elaborado constatou-se que 75,00% do grau de satisfação resulta do somatório de Satisfeito e Muito Satisfeito.
2.6.2 Dos Fornecedores Externos (Encomendas)
Após análise dos gráficos conclui-se que quanto aos serviços de manutenção e técnicos de assistência a avaliação foi sempre na escala do Muito Bom.
No que concerne aos prestadores de serviços dos fornecedores (na aquisição e entrega de material) dos vinte e dois avaliados observa-se que três deles obtiveram avaliação de Bom e os restantes Muito Bom.
2.6.3 Dos Fornecedores Externos (Clínicos)
Após análise dos gráficos conclui-se que todos os prestadores de serviços avaliados no ano de 2022 obtiveram a classificação de Muito Bom.
2.7 Modelo de Gestão
A gestão do Montepio tem como pilar fundamental a preocupação em melhorar o grau de satisfação dos utentes em geral e dos associados em particular, assim como as melhorias de funcionamento.
Neste sentido o Conselho de Administração promoveu as atualizações necessárias na estrutura organizacional e propõe a organização de um plano de formação.
2.7.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
O Conselho de Administração lamenta a manutenção da situação de impasse do SNS em relação à definição do clausulado que permita a realização destes exames pelas instituições particulares, como refere o ofício recebido da ARSLVT datado de 05.09.2022.
2.8 Plano de Formação
Em 2022 as colaboradoras não realizaram nenhuma formação, no entanto, foi promovida a aquisição individual de competências.
2.9 Representação Social
Nesta área destaca-se a comemoração do 160º aniversário da associação, cujo programa foi elaborado destacando-se a sessão solene, a exposição coletiva de pintura com artistas torrejanos, as atividades musicais e a participação da comunidade nesta comemoração.
O ano de 2022 a Associação fez-se representar na Assembleia Geral da APM – RedMut, ocorrida no mês de Fevereiro por videoconferência.
Participámos também na 2ª Feira Social Digital, promovida pela Nersant.
2.10 Imagem e Comunicação
Neste âmbito foram feitas diversas publicações na nossa página do Facebook, onde se pode encontrar toda a informação sobre o Montepio, assim como no site da Associação.
Além destas publicações nos suportes digitais do Montepio, de salientar os anúncios obrigatórios, feitos na Comunicação Social local, das Assembleias Gerais realizadas no decorrer do ano.
3. Contas
O resultado da exploração, antes das depreciações, no ano de 2021 foi positivo, em 8.725,89 €, ou seja, + 87,95 % que o correspondente valor de 2020.
O resultado da exploração, antes das depreciações, no ano de 2021 foi positivo, em 18.382,68 € (+ 110.7 %), em relação ao valor do ano anterior.
Considerado o valor alocado a Depreciações/Amortizações de (15.567,83 €) e o de Juros e Rendimentos similares obtidos de 59.11 € verificou-se um Resultado Líquido do Período positivo de 2.873,96 € a que corresponde uma redução de – 139,1 % em relação ao resultado do ano anterior.
Estes resultados, que se podem confirmar a partir da demostração de resultados (Anexo 1), mostram que em 2022, houve um aumento das Receitas em Vendas e Serviços prestados, de 11,5 % que corresponde a um resultado muito positivo, tendo em conta a situação económica e financeira registada a nível nacional e internacional.
Um outro fator positivo foi o facto de as despesas terem registado um aumento de 9.5%, ou seja, inferior ao aumento das receitas, antes referido.
O Conselho de Administração propõe que o Resultado Líquido positivo do Exercício de 2022, no montante de 2.873.96€, seja colocado por transferência para resultados transitados.
4. Parecer do Conselho Fiscal
Tal como é estabelecido nos Estatutos da Associação, inclui-se o “Parecer do Conselho Fiscal”, que se junta como Anexo 2, o qual é parte integrante deste Relatório de Actividades e Contas de 2022.