O Montepio Nossa Senhora da Nazaré é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, na forma jurídica de Associação de Socorros Mútuos ou Mutualidades.

Juridicamente, as Mutualidades, que têm o estatuto de Pessoas Colectivas de Utilidade Pública, são IPSS sem fins lucrativos com um número ilimitado de associados, capital indeterminado e duração indefinida que, através das cotizações dos seus associados praticam, no interesse destes e das suas famílias, fins de auxilio recíproco.

Montepio designa as associações com fins de ajuda mútua, com objectivos previdenciais ou assistenciais, como as Associações de Socorros Mútuos. Na primeira metade do séc. XIX, estas associações eram vocacionadas prioritariamente para a protecção nas situações de falecimento dos associados.


Estatutos:

A Associação de Socorros Mútuos Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas, foi constituída por alvará a 30 de Maio de 1862, está sediada em Torres Novas no Largo José Lopes dos Santos, sendo a sua área de acção no concelho de Torres Novas e limítrofes.

Objectivos da Instituição:

Objectivos Gerais:• A Associação tem como objectivo fins de providência e de auxílio recíproco, através da quotização dos seus associados, prossegue, no interesse destes e das suas famílias.

Objectivos Específicos:• Garantir a assistência médica e medicamentosa aos associados e familiares• Garantir outras formas de protecção social através de prestações de serviços directas ou mediante a celebração de convénios com outras entidades de economia social, numa perspectiva de desenvolvimento do ideal mutualista e da solidariedade.

População – Alvo:

Todas as pessoas que se associam à associação e a população em geral.

Respostas Sociais

A Associação tem como respostas sociais a prestação de cuidados médicos e de enfermagem (a preços reduzidos para os seus associados).Actualmente dispomos de uma vasta equipa de profissionais de saúde e de instalações novas equipadas com o material necessário para o desenvolvimento de consultas de especialidade e atendimento de enfermagem. Destacam-se as consultas médicas das seguintes especialidades:

– Gastrenterologia Pediatria Enfermagem Ginecologia / Obstetrícia
– Reumatologia Urologia Fisioterapia Medicina Dentária
– Dermatologia Terapia da fala Cardiologia Oftalmologia
– Psicologia Clínica Otorrinolaringologia Ortopedia Clínica geral

E os seguintes serviços de enfermagem: medição de tensão arterial; tratamentos injectáveis; realização de pensos de várias dimensões; nebulizações; imobilizações; algaliação, realização de testes de glicemia.

Evidencia-se ainda, o benefício na aquisição de medicamentos que tem como principal objectivo possibilitar aos sócios a aquisição de medicamentos a custos mais reduzidos.

Estrutura Física: Instalações e Equipamentos

A sede do Montepio de Nossa Senhora da Nazaré usufrui de instalações próprias com equipamentos adequados às suas funções. Dos gabinetes equipados para as consultas médicas e cuidados de enfermagem são de destacar o Gabinete de Oftalmologia, o Gabinete de Cardiologia, o Gabinete de Medicina Dentária, Gabinete de Ginecologia / Obstetrícia e o Gabinete de Gastroenterologia com unidade de recobro.

O Edifício possuiu ainda um auditório, Gabinete de Reuniões, duas Secretarias (uma central e uma auxiliar), Salas de Espera.

Recursos Humanos

A Associação conta com os elementos que compõem a Direcção e com a colaboração de quatro funcionárias (três de Secretaria e Apoio Médico e uma de Limpeza)

Durante o ano de 2008, contou ainda com a colaboração de uma Técnica de Serviço Social, em regime de Programa Ocupacional.