“Programa de Acção e Orçamento para 2022”

1. Introdução
2. Enquadramento
    2.1 Associados
    2.2 Serviços
    2.3 Resultado de Exploração de 2020
3. Programa de Acção para 2022
    3.1 Associados
    3.2 Serviços
    3.3 Espaços
    3.4 Planeamento Estratégico
    3.5 Modelo de Gestão
    3.6 Representação Social
    3.7 Imagem e Comunicação
    3.8 Representação e Cooperação
4. Orçamento para 2022
5. Parecer do Conselho Fiscal
6. Anexos
    Anexo 1 – Proposta de Orçamento Previsional para 2022
    Anexo 2 – Parecer do Conselho Fiscal


1. Introdução

Nos termos e para efeito da pervisão da alínea b) do nº 1 do artigo 36º dos Estatutos da Associação de Socorros Mútuos Montepio de Nossa Senhora da Nazaré o Conselho de Administração apresenta à apreciação e votação da Assembleia Geral o Programa de Acção e o Orçamento para 2022, tendo em vista dar continuidade à execução do Plano Estratégico e suas Linhas Gerais de Orientação Estratégica, aprovado pelo Conselho de Administração.

O Conselho de Administração tem vindo a desenvolver o seu trabalho para dar resposta às necessidades dos associados e utentes que se dirigem e utilizam os serviços disponibilizados pela Associação.

O Programa de Ação e o Orçamento para o ano de 2022 traduzem pois o desejo de, com o necessário rigor, expandir os benefícios aos associados e a oferta de serviços, de uma maneira sustentada, procurando assegurar o equilíbrio da exploração, de modo a não comprometer o futuro da instituição.

Este programa de acção bem como o orçamento para o ano de 2022 não passam de um programa de “boas” intenções já que de um momento para o outro poderá sofrer alterações, inesperadas, dependentes da evolução da pandemia do SARS-CoV-2.

E estas alterações poderão diminuir as receitas e ou aumentar as despesas.

Contudo o Conselho de Administração manterá a exigência necessária no controlo interno e respeitará as melhores práticas de gestão de maneira a melhorar a organização interna dos serviços para uma maior satisfação dos clientes/associados que utilizam os nossos serviços.

Durante o período pandémico e já no ano de 2020 o Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas preparou um Plano de Prevenção e Atuação que visou prevenir e controlar casos de COVID-19 na nossa instituição, estabelecendo os procedimentos de atuação de todos os colaboradores perante a ocorrência de uma ou mais situações de COVID-19. As indicações expressas são válidas para visitantes, clientes/associados, funcionários e colaboradores e devem ser respeitadas e seguidas por todos. Este plano tem em conta as informações e orientações divulgadas pela Direção Geral de Saúde.


2. Enquadramento

Não será demais salientar que o Montepio Nossa Senhora da Nazaré é membro da RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades e aí se manterá, possibilitando que os associados beneficiem das vantagens inerentes, como são as consultas médicas durante os fins-de-semana, feriados e noites, e que possam ainda usufruir dos serviços e cuidados oferecidos por outras associações membros da rede.

Em 2021 a Associação continuou a ação de consolidação do projeto mutualista estabelecido estatutariamente e o Conselho de Administração propõe-se prosseguir nessa linha e dar cumprimento aos objetivos que a seguir se definem no Programa de Acção para 2022.

Tem sido preocupação do Conselho de Administração a promoção da Associação no seio da comunidade e nesse sentido continuará a proceder aos contactos e relações institucionais que visem melhorar essa inserção e o seu reconhecimento a nível da sociedade, tendo sempre em linha de conta as orientações estratégicas de saúde pública emanadas da DGS.

2.1 Associados

No final de 2020 a Associação, contava com 1373 associados efectivos. Relativamente ao ano de 2021 e após o expurgo das desistências, dos falecidos verifica-se, até 30 de Setembro, um saldo positivo de 69 novos associados.

A campanha efectuada durante o período do aniversário da associação em que se isentava de joia as inscrições de novos associados teve um efeito altamente positivo.

2.2 Serviços

No ano de 2020, na área da gastroenterologia foram realizados 1364 exames do SNS e 347 a particulares.
No âmbito da prestação de cuidados médicos e enfermagem foram realizadas 5332 acções durante o ano de 2020, das quais se destacam como mais significativas, 963 consultas de Clínica Geral e receitas passadas num total de 733.

2.3 Resultado de Exploração de 2020

O resultado da exploração em 2020, antes das depreciações, apresentou um valor positivo de 4.642,75 €.

Considerado o valor das depreciações/amortizações de (16.109,47 €), e Juros e Gastos suportados de (17,09 €) resultou um saldo contabilístico negativo de (11.483,81 €).

O resultado da exploração, apesar de ter sido inferior ao de 2019, em cerca de quatro mil e quinhentos euros foi, dadas as circunstâncias, muito positivo, confirmando uma boa gestão de recursos.

Previa-se para o ano de 2020 uma melhoria significativa do resultado de exploração mas a pandemia encarregou-se de afectar alguns dos planos existentes.


3. Programa de Acção para 2022

O Programa de Acção para 2022 foi traçado em coerência com as linhas gerais de orientação do Plano Estratégico 2020-2022 o qual resulta da evolução natural, mas ambiciosa, do plano anterior, face à experiência e aos conhecimentos entretanto adquiridos e que servirão de guião para o Conselho de Administração que o manterá, como referencial da sua gestão.

3.1 Associados

No que concerne ao número de associados o Conselho de Administração fixa, como meta ambiciosa, aumentar em 50 novos associados o número que vier a ser atingido no final de 2021.

3.2 Serviços

A prestação de serviços continuará a privilegiar a vertente das consultas médicas aproveitando o reforço feito com mais um clínico geral com a especialidade de dano corporal e osteopatia infantil pelo especialista de acupuntura.

A autorização da emissão de credenciais para a realização de Exames Complementares de Diagnóstico é um objetivo ainda não atingido que gostaríamos de atingir em 2022. No entanto e como a sua concretização não depende apenas de nós, continuaremos, como temos vindo a fazer desde 2007, a envidar esforços nesse sentido, continuando a insistir com o Ministério da Saúde, para nos conceder tal autorização, à semelhança do que ocorre com outras instituições do sector mutualista.

Assim que o novo governo, saído de eleições, tomar posse iremos insistir com o tema procurando sensibilizar o novo ministro da saúde para o assunto.

A concretização de novas parcerias constituirá também um objectivo para 2022.

3.3 Espaços

Não se registaram alterações significativas.

Contudo devido à presença continuada de pombos nas varandas da nossa sede, conspurcando as mesmas, foram colocadas redes que impedem a entrada e permanência das aves, permitindo, assim, uma maior limpeza dos espaços referidos.

3.4 Planeamento Estratégico

O Plano Estratégico anterior foi revisto e criado um novo para o triénio de 2020-2022, com vista a dar continuidade à rentabilização das instalações, e também da estrutura funcional, que melhorou com a implementação da nova função de coordenação, factos que aliados à certificação obtida no âmbito do SGQ e que se mantém, pela realização de auditorias, externa e interna, deixam o Conselho de Administração orgulhoso com a gestão feita para garantir a sustentabilidade da Associação.

3.5 Modelo de Gestão

O modelo de gestão assenta fundamentalmente na preocupação em melhorar o grau de satisfação dos associados em função da avaliação que eles fazem dos serviços que a instituição presta.

Em paralelo e concorrente com a preocupação anterior, o Conselho de Administração continuará a promover a realização de ações de formação aos colaboradores, no cumprimento do que a legislação estabelece e de acordo com as necessidades da Associação.

3.6 Representação Social

A actual pandemia não permitiu a realização de muitos eventos.

No entanto o Montepio Nossa Senhora da Nazaré esteve presente na Feira Social digital realizada no mês de Março de 2021, bem como na 3ª Fersant digital realizada durante o mês de Setembro.

Após esta interrupção provocada pela pandemia iremos estar presentes nos eventos em que se entenda ser relevante a afirmação da Associação.

3.7 Imagem e Comunicação

É propósito do Conselho de Administração continuar a melhorar o processo de comunicação/imagem com os associados e o público em geral, pela manutenção do Web site, com grafismos e navegação mais funcionais e apelativos, veículo institucional do Montepio, e também da sua página no Facebook.

3.8 Representação e Cooperação

Vamos reforçar as relações entre as instituições mutualistas e a sociedade e intensificar o relacionamento com a RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades.

Foi realizado em 2021 um protocolo de colaboração, com o Grupo Alberto Oculista.

Manteremos também os contactos institucionais com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, bem como com as Instituições Particulares de Solidariedade Social existentes no concelho de Torres Novas, na medida em que os mesmos forem possíveis.


4. Orçamento para 2022

O orçamento agora apresentado é o que, no entender do Conselho de Administração, parece ajustado, em face do que são as receitas da associação, fundamentalmente da quotização e, numa outra parte, da rentabilidade dos serviços prestados, e que garanta o equilíbrio entre as receitas e as despesas de exploração, sem comprometer a satisfação dos associados, clientes e colaboradores, por um lado e, por outro, tendo uma gestão financeira saudável que garanta o futuro da instituição.

No sentido de melhorar e/ou aumentar os serviços prestados temos ainda como objectivos para 2022:
– Manter a nossa Certificação através da Norma ISO 9001:2015.
– Efectuar a implementação de novos protocolos de colaboração, com entidades cujos serviços se traduzam em benefícios para os nossos associados;
– Concretizar a assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal, com vista à recuperação de benefícios para os nossos associados, na utilização das Piscinas Municipais e na assistência aos espectáculos do Teatro Virgínia promovidos pela autarquia.

O orçamento para o ano de 2022 é proporcionalmente semelhante ao orçamento apresentado para 2021, com um aumento da receita/despesa na ordem dos 2%.

Para fazer face às despesas de gestão com o normal funcionamento da Instituição bem como para o desenvolvimento das actividades propostas para o ano de 2022 o Conselho de Administração apresenta um orçamento equilibrado onde se prevê, para o total das rubricas de Custos e Perdas, e de Proveitos e Ganhos, um montante de 230.500,00 €.

Importa assinalar que as previsões, para a generalidade das rubricas, foi feita a partir da análise e extrapolação, dos valores orçamentados para 2021.

Com vista a facilitar uma melhor avaliação da gestão por parte dos associados, e também devido à necessidade sentida pelo Conselho de Administração em continuar a fazer uma gestão rigorosa, inclui-se o quadro de suporte ao Orçamento para 2022 (Anexo 1) onde se presta informação detalhada das rubricas qualitativamente significativas.

O exercício de 2022 não vai ser de grandes investimentos financeiros mas antes de estabilização activa através da rentabilização dos meios humanos e técnicos existentes na associação.

No que respeita à estimativa de Custos e Perdas é de assinalar o reforço da verba para os vencimentos dos funcionários em cerca de 2 %, traduzindo-se num aumento de 950,00 € em relação ao proposto para 2021, e onde se incluem as gratificações, prémios e o subsídio de alimentação.

A rubrica “Consumíveis de Saúde” com um valor de 12.500,00 € e a de “Consumíveis de Escritório” com 2.600,00 €.

Estão detalhadas as seguintes rubricas: Seguros de Acidentes de Trabalho (1.250,00 €); Serviços Bancários (500,00 €); Seguros Multirriscos/Acidentes Pessoais (2.000,00 €); Material Limpeza Diversos (3.600,00 €) e Pagamento de Quota APM – RedeMut / Outras (700,00 €).

Ainda do lado dos Custos e Perdas, para além do já referido reforço para os vencimentos dos colaboradores, é de assinalar o valor estimado para os “Honorários/Trabalhos Especializados” (médicos e técnicos de saúde) de 116.000,00 €, e para a “Água, Luz e Telefone” um valor orçamental de 8.670,00 €.

Passando para o lado dos Proveitos e Ganhos estima-se para a rubrica dos “Donativos” o valor de 500,00 € um crescimento nos “Serviços Prestados/Consultas” da ordem de três mil euros, fixando-se esta rubrica numa previsão de 178.000,00 € para 2022.

De referir as verbas para proveitos inerentes a “Joias e Quotas de Associados” no valor de 34.000,00 € e as de “Rendas e Alugueres” no valor proposto de 18.000,00 €, equiparam as propostas feitas para 2021.

Ressalta ainda a preocupação contínua com a melhoria das competências e qualificação das colaboradoras através da consignação de uma verba para “Formação” de 1.500,00 €, que será reforçada se se vier a manifestar necessário.

Por último importa assinalar que, de acordo com os princípios anunciados atrás e sem prejuízo da satisfação das necessidades dos associados, o Conselho de Administração estima para o exercício de 2022, um resultado positivo de 5.480,00 €, antes de depreciações/amortizações.


5. Parecer do Conselho Fiscal

Junta-se a este Programa de Acção e Orçamento para 2022 (Anexo 1), tal como é estabelecido nos Estatutos da Associação, o “Parecer do Conselho Fiscal” (Anexo 2), onde este dá a sua opinião sobre os propósitos anunciados pelo Conselho de Administração para se atingirem os objectivos a que se propõe em 2022.



6. Anexos

Anexo 1 – Proposta de Orçamento Previsional para 2022

Conta Designação Orçamento Previsional
2021 2022
6321 Vencimento de funcionários 47.500,00 € 48.450.00 €
Honorários / Trabalhos especializados 110.000,00€
Água, luz e telefone 8.500,00 €
Contabilidade 4.500,00 €
Segurança Social 9.500,00 €
Seguros acidentes trabalho 1.200,00 €
Seguros multirriscos / Acidentes pessoais 2.000,00 €
Equipamento / Mobiliário (manutenção) 2.000,00 €
Equipamentos médicos 2.500,00 €
Equipamentos diversos 2.000,00 €
Consumíveis de saúde 11.000,00 €
Consumíveis de escritório 1.800,00 €
Certificação 1.000,00 €
Serviços bancários 750,00 €
Material limpeza / Diversos 2.000,00 €
Imagem e Comunicação 2.000,00 €
Formação / Outros gastos pessoal 2.000,00 €
Pagamento quotas RedMut / Outras 650,00 €
Resultado previsível (antes de depreciações) 10.000,00 €
Joias e Quotas de Associados 31.000,00 €
Donativos 600,00 €
Serviços prestados (consultas) 170.000,00 €
Rendas e Alugueres 18.0000,00 €
TOTAL 219.600,00 € 219.600,00 €




Anexo 2 – Propostas de Orçamento de anos anteriores sobre Custos e Perdas

Descrição Custos e perdas
2017 2018 2019
Vencimento de funcionários 36.000,00 € 38.000,00 € 44.000,00 €
Honorários médicos 110.000,00 € 90.000,00 € 110.000,00€
Água, luz e telefone 6.000,00 € 5.000,00 € 8.000,00 €
Contabilidade 4.000,00 € 4.000,00 € 4.000,00 €
Elevadores 2.000,00 € 2.000,00 € 2.000,00 €
Segurança Social 12.000,00 € 11.000,00 € 9.000,00 €
Consumíveis 12.000,00 € 11.000,00 € 12.000,00 €
Equipamento/mobiliário 5.000,00 € 3.000,00 € 2.000,00 €
Certificação 4.000,00 € 2.500,00 € 1.000,00 €
Imagem e Comunicação 1.000,00 € 1.000,00 € 1.000,00 €
Formação 2.000,00 1.500,00 € 1.500,00 €




Anexo 3 – Propostas de Orçamento de anos anteriores sobre Proveitos e
Ganhos

Descrição Proveitos e Ganhos
2017 2018 2019
Joias e Quotas de Associados 35.000,00 € 30.000,00 € 30.000,00 €
Donativos 5.000,00 € 3.000,00 € 500,00 €
Serviços prestados (consultas) 160.000,00 € 130.000,00 € 165.000,00 €
Rendas e Alugueres 23.0000,00 € 18.000,00 € 18.000,00 €




Anexo 4


PARECER DO CONSELHO FISCAL

Visando tomar conhecimento do Plano de Actividade e do Orçamento para o ano de dois mil e vinte, estiveram reunidos nas instalações desta Associação, no passado dia vinte e seis de novembro do ano de dois mil e dezanove, os elementos deste Órgão Social.

Foram pois analisados, de acordo com os termos da alínea i) do nº1 do artigo 35º conjugada com a alínea b do nº1 do artigo 36º dos Estatutos, e discutidos, os documentos referentes ao Plano de Atividades e ao Orçamento elaborado pelo Conselho de Administração não se tendo constatado qualquer situação que não se enquadre na atividade normal na Instituição, no tocante aos atos de gestão corrente, pelo que foi deliberado emitir parecer favorável, conforme o nº 3 do artigo 55º dos Estatutos da Associação.

Torres Novas, 27 de Novembro de 2019



(André Vieira Vassalo da Fonseca)



(Maria Ana Sentieiro Oliveira Marques Rodrigues)



(Manuel Armando dos Santos Rodrigues)