Relatório de actividades e contas do ano de 2018

1. Introdução
2. Relatório das actividades de 2018
    2.1 Organização
    2.2 Funcionamento
    2.3 Associados
    2.4 Serviços
    2.5 Espaços
     2.5.1 Secretaria
    2.6 Planeamento Estratégico
        2.6.1 Avaliação de Satisfação
            2.6.1.1 Dos Utentes
            2.6.1.2 Dos Colaboradoras
            2.6.1.3 Dos Prestadores de Serviços
            2.6.1.4 Dos Prestadores de Serviços (Clínicos)
    2.7 Formação
    2.8 Modelo de Gestão
     2.8.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
    2.9 Representação Social
3. Contas
4. Parecer do Conselho Fiscal


1. Introdução

Tal como nos anos anteriores, 2018 continuou a ser para a Associação de Socorros Mútuos Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas, doravante designada por Montepio, um ano de consolidação do nosso projecto.

Os nossos serviços funcionaram regularmente de acordo com as orientações mutualistas consagradas estatutariamente.

Não será demais lembrar que o Montepio é membro da RedeMut/Associação Portuguesa de Mutualidades e aí se irá manter possibilitando assim aos associados o benefício das vantagens inerentes, como as consultas médicas durante os fins-de-semana, feriados e noites, e a possibilidade de usufruir dos serviços e cuidados das outras associações membros.

Neste ano de 2018 a Direcção continuou a dar resposta às necessidades dos que utilizam os serviços disponibilizados pela Associação, dando continuidade ao esforço anteriormente desenvolvido no sentido de que as condições oferecidas aos associados e utilizadores sejam cada vez mais abrangentes.

O número de associados tem vindo a aumentar embora não ao ritmo que todos gostariam, contudo vão sendo conseguidos os objectivos propostos.

A 15 de Agosto deste ano de 2018, deixou de estar entre nós o Dr. Carlos Trincão Marques, tendo falecido num hospital de Lisboa onde se encontrava internado.

Nos últimos anos ligado ao Montepio Nossa Senhora da Nazaré, integrou os seus corpos gerentes, nomeadamente os cargos de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Presidente da Direcção.

De salientar que dedicou muito do seu esforço das últimas décadas ao Montepio, ajudando na fase crucial da alienação do Teatro Virgínia e da construção da sede, o que permitiu o renascimento da instituição.

Carlos Trincão Marques afirmou que o associativismo é a maior escola de cidadania.

Já no ano de 2017 a Associação Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas, na comemoração dos 155 anos, homenageou Carlos Trincão Marques com a atribuição do nome do ex-presidente ao auditório.
Neste relatório das actividades do ano de 2018 não poderíamos deixar de recordar e homenagear a sua memória.


2. Relatório das actividades de 2018

O Montepio continuou a acção de consolidação do projecto mutualista estabelecido estatutariamente e a Direcção prosseguiu essa linha de cumprimento dos objectivos definidos no plano de actividades para o ano de 2018.

Tem havido a preocupação, por parte da Direcção, da promoção da Associação no seio da comunidade e nesse sentido continuará a proceder aos contactos e relações institucionais que visem melhorar essa inserção e o seu reconhecimento a nível social.


2.1 Organização

Relativamente à organização interna, foi deliberado pela Direcção a nomeação da colaboradora Ana Pereira para o cargo de coordenadora, por decisão de 28 de Agosto, passando a coordenar todo o serviço das funcionárias do Montepio.


2.2 Funcionamento

Durante o ano de 2018 para além da manutenção normal da oferta aos nossos associados de consultas de várias especialidades médicas e de enfermagem, de referir que o Dr. Nuno Oliveira e o Dr. Filipe Henriques vieram substituir o Dr. Alexandre Ferrão nas consultas de oftalmologia.

O total das consultas tem vindo a variar ao longo dos anos a saber:

ANO Consultas
Total Médicas Enfermagem
Ano de 2016 5361 5158 203
Ano de 2017 5306 4991 315
Ano de 2018 5578 5236 342



Verifica-se um aumento do número total de consultas que passou de 5 306 no ano de 2017 para 5 578 no ano de 2018, assim distribuídas:

Ano 2018 Total
Clínica Geral 1119
Dermatologia 97
Enfermagem 342
Acupunctura 4
Gastroenterologia (Dr. Vaz Teixeira) 30
Gastroenterologia (Dr. Pedro Figueiredo) Exames particulares/Consultas 329
Exames Caixa 1566
Ginecologia 432
Medicina Dentária 220
Neurologia 62
Neuropsicologia 4
Nutrição 11
Oftalmologia 68
Ortopedia 56
Otorrino 117
Pediatria 21
Pneumologia 1
Psicologia Educacional 15
Psiquiatria 7
Receitas 773
Reumatologia 97
Terapia da Fala 164
Urologia 43
TOTAL 5578



2.3 Associados

No final do ano de 2018 o número de associados efectivos atingiu o número de 1558.

Verifica-se, assim, uma subida do número de associados, mas é necessário um grande esforço no ano de 2019 para que o número de associados aumente e permita acreditar na viabilidade do nosso Montepio.


2.4 Serviços

Tal como consta anteriormente, o número de consultas teve um aumento relativamente ao ano de 2017, (5 306 em 2017 para 5 578 em 2018).


2.5 Espaços

Os espaços constitutivos da sede da Associação de Socorros Mútuos Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas, mantiveram-se inalterados, com a excepção do rés-do-chão.


2.5.1 Secretaria

Em meados de 2018 a redefinição do esquema de organização do rés-do-chão da sede do Montepio possibilitou um melhor aproveitamento daquele espaço.

Não se tratou apenas da transferência da secretaria do 2º andar para o rés-do-chão, mas antes proporcionar uma melhoria dos serviços quer para associados e/ou utentes, quer para as colaboradoras do Montepio.

Tanto os associados como a generalidade dos utentes passaram a tratar da quase totalidade dos assuntos logo após a entrada nas instalações.


2.6 Planeamento Estratégico

No sentido de cumprir o estabelecido no Plano Estratégico foi objectivo para 2018 a estabilização da sua estrutura e implementada a sua certificação no âmbito do SGQ.
Foram assim conseguidos os objectivos propostos para o ano de 2018.


2.6.1 Avaliação de Satisfação

Os inquéritos de avaliação de satisfação tiveram por destinatários os nossos clientes, os nossos parceiros e as nossas colaboradoras, os prestadores de serviços e os prestadores de serviços (clínicos).
Foram positivos os resultados obtidos em cada conjunto avaliado.


2.6.1.1 Dos Utentes

Consideram-se muito positivos os resultados obtidos, em que o “Muito Bom” teve um percentagem de cerca de 74,19 % seguido do “Bom” com uma percentagem de 20,58 %, totalizando estes dois graus de satisfação um percentual de 94,77
% da amostra.

Na restante percentagem situam-se os graus de satisfação “Suficiente” e “Fraco”.

As respostas com “Suficiente” referem-se ao tempo de espera no atendimento telefónico.

As respostas com “Fraco” têm como incidência o tempo que aguardam na sala de espera pelas consultas, o que se fica a dever ao facto de alguns prestadores de serviços chegarem com algum atraso para o início das consultas agendadas.


2.6.1.2 Das Colaboradoras

O inquérito de avaliação do grau de satisfação das colaboradoras foi elaborado apenas em dois itens, de “Muito Satisfeito” e “Satisfeito”, com base no número diminuto da amostra.

Tendo em conta o questionário verifica-se que as trabalhadoras, com uma avaliação global de satisfeita para metade e muito satisfeita para a outra metade, encontrando-se menos satisfeitas no vencimento que auferem para o
desempenho da função.

Relativamente ao ano de 2017 houve uma melhoria geral nos serviços, o que se refletiu nas respostas apresentadas pelas trabalhadoras.


2.6.1.3 Dos Prestadores de Serviços

Da análise dos prestadores de serviços, fornecedores externos concluiu-se que quanto aos serviços de manutenção e técnicos de assistência a avaliação foi sempre na escala de “Muito Bom”.
No que concerne aos prestadores de serviços dos fornecedores (na aquisição e entrega de material) observa-se que dos dezasseis avaliados três deles obtiveram a avliação de “Bom”.


2.6.1.4 Dos Prestadores de Serviços (Clínicos)

Da avalição dos prestadores de serviços clínicos resultou a classificação de “Muito Bom”.

A oscilação dos pontos de avaliação reflete-se essencialmente ao critério de avaliação da pontualidade.

Dos 28 profissionais de saúde (Médicos, Técnicos e Enfermeiros) que prestaram serviço no ano de 2018, pode concluir-se onze deles cumpriram com as especificações.

Da análise comparativa ao serviço prestado nos anos de 2017 e 2018 constata-se que em alguns casos a avaliação se manteve e noutros uma houve uma ligeira melhoria.


2.7 Formação

A formação que teve como base as necessidades detectadas e foi cumprido.
Assim realizaram-se as seguintes formações com a participação de todas as funcionárias:

– Novo Regulamento de Protecção de Dados, com a duração de 6 horas nos meses de Janeiro, Fevereiro e Abril, com a participação de Ana Pereira, Ana Rita Saldanha e Marta Antunes.

– Novo Regulamento de Protecção de Dados, com a duração de 4 horas com a participação de Ana Pereira, e Marta Antunes.

– Atendimento ao Público com a duração de 25 horas com a participação de Ana Pereira, Marta Antunes e Lúcia Santos.

– Liderança e Motivação de Equipas, com a duração de 50 horas e a participação de Ana Pereira. De salientar que esta acção de formação só terminou no mês de Janeiro de 2019.


2.8 Modelo de Gestão

O modelo de gestão assenta fundamentalmente na preocupação em melhorar o grau de satisfação dos utentes em geral e dos associados em particular.

Em paralelo e concorrente com a preocupação anterior, a direcção irá continuar a promover a realização de acções de formação aos colaboradores, de acordo com a lei e as necessidades da Associação.


2.8.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico

Apesar de infrutíferas as diligências, até ao momento, continuaremos a lutar visando a sua obtenção.

A cronologia das diligências, nos dois últimos anos de 2017 e 2018 é a seguinte:
– 12.12.2017 carta dirigida à ARSLVT;
– 02.04.2018 carta dirigida ao Ministro da Saúde Dr. Adalberto Campos Fernandes;
– 01.06.2018 carta dirigida ao Ministro da Saúde Dr. Adalberto Campos Fernandes;
– 04.12.2018 carta dirigida à Ministra da Saúde Dra. Marta Temido.

Ainda dentro da prossecução do mesmo objectivo, foi alertada a RedeMut para a necessidade de se conseguir obter a permissão para os exames auxiliares de diagnóstico.


2.9 Representação Social

Com vista a aumentar o nível de conhecimento da Associação no seio da comunidade e no sentido da angariação de novos associados a Direcção esteve atenta à realização de eventos.

Durante o ano de 2018 a direcção participou nos seguintes eventos:

– A 24 de Março, 29 de Setembro, 27 de Outubro e 27 de Dezembro participou na Assembleia Geral da RedeMut;
– De 13 a 14 de Abril participou conjuntamente com as funcionárias na Feira Social;
– A 26 de Maio participou na inauguração da mostra bibliográfica de Humberto Delgado, na Biblioteca de Torres Novas;
– No dia 14 de Junho participou no Teatro Virgínia na apresentação do Índice de Sustentabilidade Municipal;
– A 13 de Julho e 23 de Novembro participou na Assembleia Geral da UCATN;
– A 25 de Outubro participou em Lagos nas comemorações do Dia do Mutualismo.

No sentido da divulgação da Associação efetuámos anúncios e publicações nos órgãos de informação locais, a saber:
– No mês de Março foi publicada na Revista Ribatejo Invest (Nersant) a entrevista de Fernanda Relvão, sobre a certificação;
– Em Abril efectuámos publicidade na brochura do concerto do Coral Sinfónico de Portugal;
– Em 20 de Abril publicação no Jornal “O Almonda” de notícia sobre a certificação do Montepio;
– No dia 09 de Junho publicação no Jornal “O Almonda” de notícia sobre o novo site no 156º aniversário, sendo esta notícia também publicada no jornal “Mirante” a 15 de Junho e no jornal “Torrejano” a 22 de Junho;
– A 9 de Novembro publicação de notícia sobre o rastreio nutricional no Jornal “O Almonda”;
– A 14 de Dezembro publicação das boas festas no jornal “O Almonda”.

– Além destas publicações de salientar os anúncios obrigatórios das assembleias gerais dos meses de Março e Dezembro.

– Para além de tudo o já descrito convém lembrar a existência da nossa página no facebook, onde se pode encontrar toda a informação referente ao Montepio.


3. Contas

O resultado da exploração, antes das depreciações, neste ano foi de 3.064,17 €. Considerado o valor das depreciações/amortizações de 14.410,23 €, resultou um saldo contabilístico (11.346,06 €), como se pode verificar no anexo do relatório de contas.
Assim a direcção propõe que os Resultados Líquidos do exercício de 2018, no montante de (11.346,06 €), sejam anulados por transferência de igual valor do Fundo de Reserva Geral.


4. Parecer do Conselho Fiscal

Neste ponto e tal como é estabelecido nos Estatutos da Associação, inclui-se o “Parecer do Conselho Fiscal”.

De acordo com o número III do artº 55 dos Estatutos os membros do Conselho Fiscal da Associação reuniu no passado dia 13 de Março, pelas 19h, a fim de analisar o relatório e contas referentes ao ano 2018.
Da análise das contas observa-se que o resultado líquido do período foi negativo, no valor de 11346.06€. no entanto o resultado operacional da Instituição foi positivo, no valor de 3064.17€, contrariamente ao verificado em 2017.

Os resultados da Instituição referentes a 2018 revelam um esforço da Direcção no sentido de rentabilizar toda a sua estrutura em termos operacionais.
Após a análise do relatório de contas e respectiva documentação, o Conselho Fiscal propõe que sejam aprovadas as contas referentes ao exercício em análise.


Torres Novas, 13 de Março de 2019