Relatório de actividades e contas do ano de 2021
1. Introdução
2. Relatório das actividades de 2021
2.1 Organização
2.2 Prestação de Serviços e Cuidados Médicos
2.3 Associados
2.4 Espaços
2.5 Planeamento Estratégico e Certificação
2.6 Avaliação de Satisfação
2.6.1 Das Colaboradoras / Funcionárias
2.6.2 Dos Fornecedores Externos (Encomendas)
2.6.3 Dos Fornecedores Externos (Clínicos)
2.6.4 Dos Parceiros
2.7 Modelo de Gestão
2.7.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
2.8 Formação
2.9 Representação Social
2.10 Imagem e Comunicação
3. Contas
4. Parecer do Conselho Fiscal
1. Introdução
A Associação de Socorros Mútuos Montepio de Nossa Senhora da Nazaré, doravante designada por Montepio ou Associação, continuou em 2021 a enfrentar a crise sanitária e social provocada pela continuidade da pandemia Covid-19 e seus efeitos que afectaram de maneira imprevista toda a sociedade portuguesa.
Apesar dessa inesperada situação o Montepio, de maneira responsável, conseguiu manter, as suas “portas abertas” e continuou a assegurar a prestação dos seus serviços à comunidade e aos associados.
Tal ficou a dever-se à disponibilidade possível dos clínicos e técnicos de saúde que colaboram com a Associação e ao profissionalismo e dedicação das suas colaboradoras.
Recordamos que o Montepio é membro da APM – RedeMut/Associação Portuguesa de Mutualidades na qual deseja manter-se possibilitando assim aos
associados o benefício das vantagens inerentes, como as consultas médicas durante os fins-de-semana, feriados e noites, e a possibilidade de usufruir dos serviços e cuidados das outras associações membro.
Neste ano de 2021 a Administração continuou a dar resposta às necessidades dos que utilizam os serviços prestados pelo Montepio no sentido de lhes dar o máximo de apoio e segurança face aos cuidados exigidos pela pandemia.
Importa assinalar a realização de um novo protocolo de colaboração com o Grupo Alberto Oculista, no mês de Junho.
Neste ano particularmente difícil e atípico com sobrecarga de despesas em material de protecção individual, salientamos o apoio da União das Freguesias de Torres Novas, Santa Maria, Salvador e Santiago com uma doação de 500,00 euros e também o facto de termos contado com a generosidade do associado Sr. André Vassalo na oferta de álcool gel para suporte das necessidades.
2. Relatório das Actividades de 2021
O Montepio continuou a sua acção de consolidação do projecto mutualista estabelecido estatutariamente e a Administração prosseguiu essa linha de cumprimento dos objectivos definidos no “Programa de Acção” para o ano de 2021.
Existiu uma preocupação constante por parte do Conselho de Administração quanto à promoção da Associação no seio da comunidade e nesse sentido continuou a proceder aos contactos e relações institucionais que visem melhorar essa inserção e o seu reconhecimento a nível social e viu, na situação emergente, uma “janela de oportunidade” para esse efeito.
2.1. Organização
A Associação manteve a estrutura organizativa interna existente em 2020, sem grandes alterações.
2.2. Prestação de Serviços e Cuidados Médicos
Em 2021 o Montepio manteve a oferta das especialidades médicas aos associados tendo havido reforço da “Osteopatia Infantil” com a Drª Paula Gaspar (que exerce Acupuntura também) e o reforço de um clínico, de Medicina Geral com a especialidade de Dano Corporal, Dr. José Carlos Fernandes.
O quadro seguinte mostra a evolução do número de Consultas nos últimos 3 anos com registo de quebra significativa nas de Enfermagem.
ANO | Consultas | ||
Médicas | Enfermagem | Total | |
2019 | 5302 | 233 | 5535 |
2020 | 5250 | 82 | 5332 |
2021 | 6125 | 83 | 6208 |
Em relação a 2020 verificou-se um aumento de 876 actos no número total de consultas ficando em 2021 distribuídas conforme quadro abaixo.
Especialidades | Total |
Acupuntura | 4 |
Clínica Geral | 1013 |
Dermatologia | 179 |
Enfermagem | 83 |
Gastro (Vaz Teixeira) | 113 |
Gastro (Pedro Figueiredo) | 438 |
Exames SNS | 1641 |
Ginecologia | 306 |
Medicina Dentária | 326 |
Neurologia | 140 |
Neuropsicologia | 17 |
Nutrição | 11 |
Oftalmologia | 79 |
Ortopedia | 47 |
Osteopatia | 17 |
Otorrino | 294 |
Pediatria | 37 |
Psicologia Educacional | 13 |
Psiquiatria | 45 |
Receitas | 864 |
Reumatologia | 106 |
Terapia da Fala | 366 |
Urologia | 69 |
TOTAL | 6208 |
Numa leitura da totalidade das consultas e exames podemos observar um aumento generalizado das consultas nas diversas especialidades.
2.3. Associados
No final de 2021 o número de associados era de 1491 mais 88 do que no final de 2020 e superior ao objectivo que a Administração estabelecera como meta de o aumentar em 50 associados, sobretudo devido à campanha de angariação de novos associados durante o mês de Maio de 2021.
Tal facto pode ter resultado não só de uma maior divulgação da Associação como de uma maior procura dos serviços do Montepio, em face do défice de resposta por parte do SNS, sob influência da pandemia.
Apesar deste aspecto positivo é preciso continuar a “sensibilizar” para adesão ao mutualismo novos aderentes nomeadamente na área da juventude para que a viabilidade do Montepio se reforce.
De salientar neste capítulo a decisão do Conselho de Administração de propor a atribuição da categoria de Associado Honorário ao associado nº 10 António Mário Carvalho Lopes dos Santos pelos serviços relevantes prestados ao Montepio, o que foi aprovado por unanimidade, em Assembleia Geral realizada para o efeito no dia 15 de março de 2021.
Também o Conselho de Administração decidiu por unanimidade na sua reunião de 22 de março de 2021, homenagear o associado mais antigo com vínculo à Instituição, atribuindo significativo Diploma, ao associado nº 6 Valdemar Ferreira de Matos.
2.4. Espaços
Relativamente aos espaços do Montepio não se registou qualquer alteração.
Apenas as reuniões do Conselho de Administração passaram a realizar-se no Auditório Dr. Carlos Trincão Marques.
Registou-se a criação do serviço de lavanderia com a aquisição de máquina de lavar, máquina de secar, tábua de engomar e respectivo ferro, evitando que, desta forma, a roupa dos clínicos fosse tratada fora da instituição.
2.5. Planeamento Estratégico e Certificação
No sentido de cumprir os objectivos estratégicos de manter os serviços do Montepio com Certificação e Qualidade e após a Auditoria Externa realizada a 26 de Novembro, procedeu-se à revisão do Planeamento Estratégico 2020-2022.
Foram relevantes para se atingirem os objectivos propostos para 2020 as seguintes acções:
– Auditoria Interna, em 18.06.2021;
– Acompanhamento â execução do Plano Estratégico, em 15.11.2021;
– Auditoria Externa de Certificação, em 26.11.2021.
2.6 Avaliação de Satisfação
Em 2021 foram realizados inquéritos de avaliação de satisfação que tiveram por destinatários as nossas colaboradoras/funcionárias, os fornecedores externos (encomendas), os prestadores de serviços (clínicos) e os nossos parceiros.
Os resultados obtidos foram de avaliação globalmente positiva em cada um dos sub-conjuntos avaliados conforme segue:
2.6.1 Das Colaboradoras/Funcionárias
Preenchimento do questionário de satisfação aos trabalhadores e, do relatório elaborado, constatou-se que 75 % do grau de satisfação resulta do somatório de Bom e Muito Bom.
2.6.2 Dos Fornecedores Externos (Encomendas)
Após análise dos gráficos conclui-se que quanto aos serviços de manutenção e técnicos de assistência a avaliação foi sempre na escala do Muito Bom.
No que concerne aos prestadores de serviços dos fornecedores (na aquisição e entrega de material) dos vinte e dois avaliados observa-se que dois deles obtiveram avaliação de Bom e os restantes Muito Bom.
2.6.3 Dos Fornecedores Externos (Clínicos)
Após análise dos gráficos conclui-se que todos os prestadores de serviços avaliados no ano de 2021 obtiveram a classificação de Muito Bom.
2.6.4 Dos Parceiros
Quanto aos Parceiros, o resultado mostrou que 33% estavam Muito Satisfeitos, 60% Satisfeitos e 6,7% Pouco Satisfeitos.
2.7 Modelo de Gestão
A gestão do Montepio tem como pilar fundamental a preocupação em melhorar o grau de satisfação dos utentes em geral e dos associados em particular.
Este desiderato implica que o Conselho de Administração promova a frequência de acções de formação às colaboradoras, de acordo com a lei e também com as necessidades da Associação (ver ponto 2.8 – Formação).
2.7.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
Apesar de infrutíferas as diligências até ao momento realizadas e que temos dado a conhecer aos associados, continuaremos a lutar visando a obtenção da concessão de tal autorização para que os nossos colaboradores clínicos possam receitar exames auxiliares de diagnóstico no âmbito do SNS.
Logo que o novo Governo tome posse será remetida à Ministra da Saúde uma cópia completa de todo o processo relativo aos exames auxiliares de diagnóstico.
2.8 Formação
Em 2021 as colaboradoras frequentaram as seguintes acções de formação:
– Gestão de stocks, 50 horas, 1 funcionária;
– SST identificação, avaliação e percepção de riscos no trabalho, 25 horas, 1 funcionária;
– Protecção e Segurança Radiológica, 21 horas, 1 funcionária.
2.9 Representação Social
Com vista a aumentar o nível de conhecimento da Associação no seio da comunidade e no sentido da angariação de novos associados a Administração esteve atenta à realização de eventos.
O ano de 2021 foi muito restritivo neste aspecto por razões óbvias contudo a Associação fez-se representar na Assembleia Geral da APM – RedMut, ocorrida no mês de Março por vídeo-conferência.
Participámos também na Feira Social Digital, promovida pelo Município, e na 3ª Fersant Digital.
2.10 Imagem e Comunicação
Neste âmbito foram feitas diversas publicações na nossa página do Facebook, onde se pode encontrar toda a informação sobre o Montepio e a sua acção e no Instagram, assim como no site da Associação, sobre dias comemorativos, normas e regras de segurança sobre a Covid-19, para benefício e uso generalizado de associados e outros utentes.
Além destas publicações nos suportes digitais do Montepio, de salientar os anúncios obrigatórios, feitos na Comunicação Social local, das Assembleias Gerais realizadas no decorrer do ano.
3. Contas
O resultado da exploração, antes das depreciações, no ano de 2021 foi positivo, em 8.725,89 €, ou seja, + 87,95 % que o correspondente valor de 2020.
Considerado o valor alocado a Depreciações/Amortizações de (15.930,04 €) e o de Juros e Rendimentos similares obtidos de 9,80 € verificou-se um Resultado Líquido do Período negativo de 7.194,35 € a que corresponde uma redução, significativa, de – 37,35 % em relação ao valor de 2020.
Estes resultados, que se podem confirmar a partir do Anexo 1 deste relatório, mostram que em 2021, houve um aumento das Receitas em Vendas e Serviços prestados, de 16,50 % a que corresponde uma ligeira redução de 0,03, no rácio daquelas face aos Custos em Fornecimentos e Serviços externos e de Pessoal, em relação ao verificado em 2020.
Por outras palavras, pelo aumento da Receita em apenas 16,50 % foi observada uma redução do Resultado Líquido negativo em 37,38 %.
O Conselho de Administração propõe que o Resultado Líquido do Exercício de 2021, no montante de (7.194,35 €), seja anulado por transferência de igual valor do Fundo de Reserva Geral.
4. Parecer do Conselho Fiscal
Tal como é estabelecido nos Estatutos da Associação, inclui-se o “Parecer do Conselho Fiscal”, que se junta como Anexo 2, o qual é parte integrante deste Relatório de Actividades e Contas de 2021.