Relatório de actividades e contas do ano de 2019

1. Introdução
2. Relatório das actividades de 2019
    2.1 Organização
    2.2 Funcionamento
    2.3 Associados
    2.4 Serviços
    2.5 Espaços
     2.5.1 Secretaria
    2.6 Planeamento Estratégico
        2.6.1 Avaliação de Satisfação
            2.6.1.1 Dos Utentes
            2.6.1.2 Dos Colaboradoras
            2.6.1.3 Dos Prestadores de Serviços
            2.6.1.4 Dos Prestadores de Serviços (Clínicos)
            2.6.1.5 Dos Parceiros
    2.7 Formação
    2.8 Modelo de Gestão
     2.8.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico
    2.9 Representação Social
3. Contas
4. Parecer do Conselho Fiscal


1. Introdução

Tal como nos anos anteriores, 2019 continuou a ser para a Associação de Socorros Mútuos Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas,
doravante designada por Montepio ou Associação, um ano de consolidação do nosso projecto.

Os nossos serviços funcionaram normal e regularmente de acordo com as orientações mutualistas consagradas estatutariamente.

Lembramos que o Montepio é membro da APM – RedeMut/Associação Portuguesa de Mutualidades e aí se irá manter possibilitando assim aos
associados o benefício das vantagens inerentes, como as consultas médicas durante os fins-de-semana, feriados e noites, e a possibilidade de usufruir dos serviços e cuidados das outras associações membros.

Neste ano de 2019 a Administração continuou a dar resposta às necessidades dos que utilizam os serviços disponibilizados pelo Montepio.

O número de associados atingiu o número de 1329 no final de 2019, verificando-se uma descida devido à eliminação de associados desistentes ou com quotas em atraso.

Quanto ao número total de consultas, este diminuiu em 2019, sendo que o número de consultas médicas aumentou de 5236 para 5302.

Quanto a novidades destacamos a aquisição do equipamento oftalmológico.
Salientamos ainda o facto da Câmara Municipal de Torres Novas e as Juntas de Freguesias da cidade, terem contribuído com alguma percentagem do valor da aquisição.

Foi ainda possível implementar o gabinete de Audiologia, com o equipamento que o clínico da especialidade de Otorrinolaringologia
disponibilizou para a nossa Associação.

Foi também realizada a reestruturação o posto de trabalho da administrativa no primeiro piso.

Durante o mês de Dezembro, para segurança dos nossos Associados/Clientes com mobilidade reduzida, os WC’s dos deficientes nos dois pisos foram equipados com um sistema de alarme sonoro e luminoso.


2. Relatório das actividades de 2019

O Montepio continuou a acção de consolidação do projecto mutualista estabelecido estatutariamente e a Administração prosseguiu essa linha
de cumprimento dos objectivos definidos no plano de actividades para o ano de 2019.
Tem havido a preocupação, por parte do Conselho de Administração, da promoção da Associação no seio da comunidade e nesse sentido
continuará a proceder aos contactos e relações institucionais que visem melhorar essa inserção e o seu reconhecimento a nível social.


2.1 Organização

Relativamente à organização interna, no ano de 2018 foi nomeada a colaboradora Ana Pereira para o cargo de coordenadora, passando a
coordenar todo o serviço das funcionárias do Montepio.
No ano de 2019 foi mantida a colaboradora como coordenadora de todo o serviço das funcionárias do Montepio.


2.2 Funcionamento

Durante o ano de 2019 para além da manutenção normal da oferta aos nossos associados de consultas de várias especialidades médicas e de
enfermagem, de referir a contratação de um Osteopata, Dr. Pedro Aranha e de um novo clínico de Medicina Geral e Familiar, Dr. Ernestino Caniço.
O total das consultas tem vindo a variar ao longo dos anos a saber:

ANO Consultas
Total Médicas Enfermagem
Ano de 2017 5306 4991 315
Ano de 2018 5578 5236 342
Ano de 2019 5535 5302 233



Verificou-se uma diminuição do número total das consultas, que passou de 5 578 para 5 535, assim distribuídas:

Ano 2019 Total
Clínica Geral 968
Dermatologia 114
Enfermagem 233
Acupunctura 1
Gastroenterologia (Dr. Vaz Teixeira) 41
Gastroenterologia (Dr. Pedro Figueiredo) 405
Exames SNS 1663
Ginecologia 412
Medicina Dentária 192
Neurologia 72
Neuropsicologia 4
Nutrição 5
Oftalmologia 94
Ortopedia 65
Osteopatia 6
Otorrino 189
Pediatria 8
Psicologia Educacional 23
Psiquiatria 15
Receitas 746
Reumatologia 94
Terapia da Fala 141
Urologia 44
TOTAL 5535



2.3 Associados

No final do ano de 2019 o número de associados efectivos atingiu o número de 1329.

Verifica-se uma descida do número de associados, sobretudo pela eliminação dos associados desistentes ou com quotas em atraso.

No ano de 2020 será necessário um grande esforço para que o número de associados aumente e permita acreditar na viabilidade do nosso
Montepio e será necessário “Reinventar” a Associação de Socorros Mútuos Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas, para que
novos associados apareçam, nomeadamente na área da juventude.


2.4 Serviços

Tal como consta anteriormente, o número de consultas teve uma diminuição relativamente ao ano de 2018, (5 578 em 2018 para 5 535 em
2019), mas será de salientar o aumento das consultas médicas de 5 236 no ano de 2018 para 5302 no ano de 2019.


2.5 Espaços

Os espaços constitutivos da sede da Associação de Socorros Mútuos Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas mantiveram-se
inalterados.

Nos recursos materiais evidenciamos a aquisição do equipamento oftalmológico para substituição do existente que era pertença do
oftalmologista anterior, o que contribui para o “enriquecimento” do nosso património e autonomia. Salientamos ainda o facto da Câmara Municipal de Torres Novas e as Freguesias da cidade, terem contribuído com alguma percentagem do valor.
Foi ainda possível implementar o gabinete de Audiologia, no início do ano, com o equipamento que o clínico da especialidade de
Otorrinolaringologia disponibilizou para a nossa Associação.
Foi também realizada a reestruturação o posto de trabalho da administrativa no primeiro piso, através de uma adaptação, que
respondesse às necessidades apresentadas e simultaneamente minimizasse os custos de aquisição.
Durante o mês de Dezembro, para segurança dos nossos Associados/Clientes com mobilidade reduzida, os WC’s dos deficientes nos dois pisos foram equipados com um sistema de alarme sonoro e luminoso.


2.5.1 Secretaria

Em meados de 2018 a redefinição do esquema de organização do rés-do-chão da sede do Montepio possibilitou um melhor aproveitamento daquele espaço.

Não se tratou apenas da transferência da secretaria do 2º andar para o rés-do-chão, mas antes proporcionar uma melhoria dos serviços quer
para associados e/ou utentes, quer para as colaboradoras do Montepio.

Tanto os associados como a generalidade dos utentes passaram a tratar da quase totalidade dos assuntos logo após a entrada nas instalações.

Esta alteração apesar de ocorrida no ano anterior manteve-se neste ano de 2019 evidenciando a pertinência das alterações efectuadas.


2.6 Planeamento Estratégico

No sentido de cumprir o estabelecido no Plano Estratégico foi objectivo para 2019 a estabilização da sua estrutura e implementada a sua
certificação no âmbito do SGQ.
Foram assim conseguidos os objectivos propostos para o ano de 2019.


2.6.1 Avaliação de Satisfação

Os inquéritos de avaliação de satisfação tiveram por destinatários os nossos clientes, os nossos parceiros e as nossas colaboradoras, os
prestadores de serviços e os prestadores de serviços (clínicos).

Foram positivos os resultados obtidos em cada conjunto avaliado.


2.6.1.1 Dos Utentes

Consideram-se positivos os resultados obtidos, em que o “Muito Bom” teve um percentagem de cerca de 67 % seguido do “Bom” com uma
percentagem de 29 %, totalizando estes dois graus de satisfação um percentual de 96 % da amostra.

Na restante percentagem situa-se o grau de satisfação “Suficiente”, não havendo respostas de “Fraco”.

As respostas com “Suficiente” referem-se ao tempo de espera, ao tempo de atendimento telefónico e o custo dos serviços avaliando relação
qualidade/preço.


2.6.1.2 Das Colaboradoras

O inquérito de avaliação do grau de satisfação das colaboradoras levou a uma maior dispersão das respostas dadas concentradas nos itens “Muito Satisfeito” e “Satisfeito”, mas também houve respostas no item “não sabe” e no “totalmente satisfeito”.
No ponto “Possibilidade de conciliar o trabalho com a família e assuntos pessoais” a totalidade das funcionárias está muito satisfeita
relativamente ao ano de 2018.
Também quanto ao ponto de Identificação com a missão e valores da Associação” existiu um percentual de 100% de muito satisfeitas.
Conclui-se que mesmo havendo dispersão e alteração das respostas em relação ao ano de 2017, o ano de 2018 foi positivo.
Haverá sempre a considerar alguns aspectos de melhoria por parte da Administração nomeadamente nas várias questões dos pontos relacionamento com a instituição” de modo a promover o bom funcionamento da Associação e a melhoria continua da qualidade dos serviços.


2.6.1.3 Dos Prestadores de Serviços

Da análise dos prestadores de serviços, fornecedores externos, concluiu-se que quanto aos serviços de manutenção e técnicos de assistência a avaliação foi sempre na escala de “Muito Bom”, com a excepção de um que obteve a classificação de “Bom”.
No que concerne aos prestadores de serviços dos fornecedores (na aquisição e entrega de material) observa-se que dos dezanove avaliados
três deles obtiveram a avaliação de “Bom” e um de “Suficiente”.


2.6.1.4 Dos Prestadores de Serviços (Clínicos)

Da avaliação dos prestadores de serviços clínicos resultou a classificação de “Muito Bom”.

A oscilação dos pontos de avaliação reflecte-se essencialmente ao critério de avaliação da pontualidade.

Dos 30 profissionais de saúde (Médicos, Técnicos e Enfermeiros) que prestaram serviço no ano de 2019, pode concluir-se onze deles
cumpriram com as especificações.

Da análise comparativa ao serviço prestado nos anos de 2018 e 2019 constata-se que em alguns casos a avaliação se manteve e noutros uma
houve uma ligeira melhoria.


2.6.1.5 Dos Parceiros

Embora tivesse havido três momentos de insistência junto dos parceiros, houve uma fraca recetividade aos nossos questionários, tendo sido rececionados apenas 6.
Conclui-se que o grau de satisfação ocupa o percentual maioritário de 55,67 no item de “Satisfeito” e que a soma do “Muito Satisfeito” com a percentagem de 27.33%, totaliza 83% o que consideramos positivo.


2.7 Formação

A formação, teve por base as necessidades detectadas.
Assim realizaram-se as seguintes formações com a participação de todas as funcionárias administrativas:

– Liderança e Motivação de Equipas, com a duração de 50 horas e a participação de Ana Pereira. De salientar que esta acção de formação
iniciou em Dezembro de 2018 e só terminou no mês de Janeiro de 2019;
– Informática na área do utilizador (Exell) com a duração de 28h e a participação de Marta Antunes e Rita Saldanha;
– Inteligência Emocional com a duração de 25h e a participação de Marta Antunes;
– Leitura e balanços de relatório e contas com a duração de 7h com a participação de Rita Saldanha e Joana Rosa membro da administração;
– Legislação e obrigações das Associações com a duração de 7h com a participação de Rita Saldanha e Joana Rosa membro da administração;
– Orçamento e plano de actividades com a duração de 7 horas com a participação de Joana Rosa membro da administração.


2.8 Modelo de Gestão

A gestão do Montepio tem como pilar base a preocupação em melhorar o grau de satisfação dos utentes em geral e dos associados em particular.
A preocupação com a satisfação de associados e utentes obrigará o Conselho de Administração a promover a realização de acções de
formação aos colaboradores, de acordo com a lei e as necessidades da Associação.


2.8.1 Exames Auxiliares de Diagnóstico

Apesar de infrutíferas as diligências, até ao momento, continuaremos a lutar visando a sua obtenção.

A cronologia das diligências, nos últimos anos:
– 12.12.2017 carta dirigida à ARSLVT;
– 02.04.2018 carta dirigida ao Ministro da Saúde Dr. Adalberto Campos Fernandes;
– 01.06.2018 carta dirigida ao Ministro da Saúde Dr. Adalberto Campos Fernandes;
– 04.12.2018 carta dirigida à Ministra da Saúde Dra. Marta Temido.

Ainda dentro da prossecução do mesmo objectivo, foi alertada a APM – RedeMut para a necessidade de se conseguir obter a permissão para os
exames auxiliares de diagnóstico.

– 16.07.2019 nova carta enviada à Ministra da Saúde.
– 17.07.2019 carta enviada para a APM – RedeMut e CMTN.
– 06.09.2019 reunião com a APM – RedeMut na nossa Associação.

A APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades, reuniu com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT em
13/01/2020.
ARSLVT mostrou-se cooperante com o setor social. Reconheceu a necessidade de melhorar a regulamentação legal e a existência de alguma
ineficiência na questão da falta de regulamentação da Portaria n.º 427/2009, comprometendo-se a reanalisar este dossier, especialmente o
caso concreto da ASM Montepio Nossa Senhora da Nazaré.


2.9 Representação Social

Com vista a aumentar o nível de conhecimento da Associação no seio da comunidade e no sentido da angariação de novos associados a Administração esteve atenta à realização de eventos.

Durante o ano de 2019 a administração participou nos seguintes eventos:

– A 06 de Abril e a 06 de Julho participou nas Assembleias Gerais da APM – RedeMut;
– A 06 de Julho participou na apresentação do livro “Bombeiros Voluntários Torrejanos – 87 anos em imagens na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes;
– A 6 de Setembro participou numa reunião com a APM – RedeMut relativamente aos Exames Auxiliares de Diagnóstico, tendo em vista uma
actução conjunta sobre o assunto com o Ministério da Saúde e organismos dele dependentes.
– A 23 de Setembro participou na sessão realizada na Nersant sobre “IPSS – Investimentos na área da eficiência energética;
– De 27 a 29 de Setembro participou conjuntamente com as funcionárias na Feira Social;
– Reunião com a APM – RedeMut, sobre intermediário de comunicação.
– A 24 de Outubro participou em Coimbra no Team building/Coaching motivacional, inserido nas comemorações do Dia do Mutualismo;
– A 30 de Novembro foram distribuídos folhetos informativos na Associação Cultural das Marruas.

No sentido da divulgação do Montepio foram efetuados anúncios e publicações nos órgãos de informação locais, a saber:
– Publicação do convite do 157o Aniversário no jornal “O Almonda” em Maio;
– Noticia sobre o 157o aniversário nos jornais “Torrejano” e “O Almonda” em Junho;
– Publicação de artigo e publicidade pelo 25º aniversário do jornal “Torrejano”;
– Publicação do Rastreio Oftalmológico no jornal “Torrejano” em Novembro;
– Publicação das Boas Festas nos jornais “O Almonda” e “Torrejano” em Dezembro.

– Além destas publicações de salientar os anúncios obrigatórios das assembleias gerais dos meses de Março e Dezembro.

– Para além de tudo o já descrito convém lembrar a existência da nossa página no facebook, onde se pode encontrar toda a informação referente ao Montepio.


3. Contas

O resultado da exploração, antes das depreciações, neste ano foi de 9.122,79 €.
Considerado o valor das depreciações/amortizações de (15.327,50 €), e juros e Gastos suportados de (90,73 €) resultou um saldo contabilístico (6.295,44 €), como se pode verificar no anexo 1 deste relatório de contas.

Assim a direcção propõe que os Resultados Líquidos do exercício de 2019, no montante de (6.295,44 €), sejam anulados por transferência de
igual valor do Fundo de Reserva Geral.


4. Parecer do Conselho Fiscal

Tal como é estabelecido nos Estatutos da Associação, inclui-se o “Parecer do Conselho Fiscal”, que se anexa como anexo nº 2, fazendo parte integrante do relatório de actividades e contas de 2019.