Plano de actividades e orçamento para o ano de 2017

Estimados Associados

Para cumprimento do disposto nos Estatutos da ASM Montepio Nossa Senhora da Nazaré, submete-se à apreciação da Assembleia Geral o Plano de Atividades e Orçamento para o exercício de 2017.


INTRODUÇÃO

À semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos a crise social que se está a viver e a já referida nos planos de atividade dos anos anteriores continua a efetuar cada vez mais a vida dos cidadãos, provocando o agravamento das desigualdades sociais, com um real aumento das dificuldades que todos somos obrigados a suportar.
Ainda à semelhança do que já se referiu em anos anteriores torna-se, por isso, necessário muito cuidado e capacidade de inovação para afastar a falta de confiança e o medo de não querermos que atinjam os nossos Associados e consequentemente a nossa instituição. Entendemos que o desenvolvimento do movimento Mutualista, deve estar assente sua renovação e inovação e deve ter sempre como base a afirmação e aplicação dos seus princípios e valores.

As Mutualidades, pela sua natureza, pelos seus princípios fundadores, pela sua organização e funcionamento, podem constituir uma referência fundamental para a democratização da economia.

O Mutualismo constituirá por isso uma resposta fundamental e adequada à crise que vivemos, no domínio da proteção social e do bem-estar e da inclusão social, tendo em conta os comportamentos e as insuficiências do setor privado e do setor público.

Assim, tem cada vez mais importância a economia social no minimizar destas dificuldades, em particular as Associações Mutualistas- onde estamos inseridos.

Não será, assim, por falta de empenho da direção e restantes órgãos sociais que o seu caminho irá ser alterado, procurando inovar e pôr em ação todas as nossas reais potencialidades.


ORÇAMENTO PARA 2017

Para fazer face às despesas com o normal funcionamento da instituição bem como as ações constantes do Plano de Atividades acima proposto, a direção apresenta seguidamente um orçamento para 2017, que está equilibrado, prevendo-se Custos e Perdas no montante de 194.000,00 euros.

Estes Custos e Perdas são inteiramente cobertos pelos Proveitos e Ganhos, neles sobressaindo a prestação de serviços no valor de 160.000,00 euros. Sublinhe os Proveitos inerentes à Quotização dos Associados no valor de 35.000,00 euros, as rendas no valor de 23.000,00 euros e os Donativos no valor de 5.000,00 euros com um resultado líquido previsível (sem amortizações) de 29.000,00 euros.


Plano de atividades para o ano de 2017

Organização e funcionamento

Melhorar e aumentar os serviços prestados aos Associados através:
Contratar colaboradores para as áreas Clínicas que ainda não possuímos;
Aumentar a diversidade dos serviços de Clínica Geral, através da contratação de mais um médico nesta área;
Aplicar Questionário/Inquérito de avaliação do grau de satisfação dos nossos associados, com uma amostra de 200.
Estudar e implementar novos protocolos de colaboração, com mais entidades que para tal se disponibilizem.
Aumentar o número de Associados, pelo menos em número de 70 (setenta) e consolidar os já existentes, fazendo com que o abandono seja inferior ao número de 30 (trinta), excluindo as situações de óbito ou alteração de residência.
Estudar a possibilidade de implementação de acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e outros subsistemas de saúde, através da formalização das respetivas solicitações.
Estudar a possibilidade de instalação da valência de Medicina no Trabalho, caso se mostre proveitosa para a Instituição.
Concluir o processo de Implementação e obter a Certificação da Norma ISO 9001 no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Promoção e divulgação do Mutualismo

Sensibilizar a população sobre o Mutualismo do seguinte modo:
Aproveitar os eventos para os quais somos convidados e que estejam no âmbito da nossa atividade;
Divulgar o tema do Mutualismo e os Serviços prestados/Protocolos existentes, junto das coletividades, incluindo as da zona rural do nosso concelho.
Distribuir panfletos alusivos ao tema do Mutualismo, junto dos nossos associados;

Imagem e Comunicação

Manter renovado e atualizado o website institucional do Montepio e página do Facebook, nomeadamente com os currículos dos profissionais clínicos.
Aproveitar a disponibilidade dos órgãos de informação locais para promover e divulgar a imagem da instituição através de anúncios periódicos.

Representação e Cooperação

Participar em 80% das reuniões agendadas da REDEMUT, retirando delas tudo o que favoreça a nossa Associação.
Desenvolver contatos institucionais com as autarquias locais e outras IPSS’S do nosso concelho.

Torres Novas, 12 de Dezembro de 2016

A Direção