A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas cuja estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada "Qi", flui no corpo através meridianos, ou canais de energia, que ligam os órgãos principais sendo que ao longo desses meridianos, existem pontos específicos, os pontos de acupuntura, que podem influenciar e equilibrar a energia vital "Qi". A Medicina Ocidental define a acupuntura como sendo a estimulação de pontos específicos localizados na superfície da pele, que tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas no corpo, a fim de se obter o efeito desejado.

Segundo a Medicina Moderna, os pontos de acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas para estimular diversos recetores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que enviam impulsos para o hipotálamo e para a hipófise, localizados na base do cérebro.

Podendo despoletar a libertação endorfinas e neurotransmissores. As endorfinas têm um importante papel no funcionamento do sistema hormonal, e a sua produção influi na redução da dor e preconiza sensação de bem-estar daí a indicação e eficiência da acupuntura no tratamento de dores nas costas, artrites, infertilidade, etc. Além de relaxarem o corpo, as substâncias liberadas pela acupuntura também atuam na regulação de serotonina no cérebro, pelo que muitas vezes a depressão é tratada com acupuntura.

Alnguns dos efeitos fisiológicos observados num tratamento contínuo com acupuntura são a redução de inflamações, o alívio da dor e espasmos musculares, além do aumento do número de células de defesa.